Um dos momentos mais complicados, no dia a dia de dono de empresa, é a hora de cobrar um cliente. Veja técnicas para tornar essa tarefa mais simples.
Quem tem um negócio sabe o quanto é difícil cobrar um cliente inadimplente. A maior dificuldade é efetuar a cobrança de um jeito que seja eficaz e o leve a efetuar o pagamento.
Isso tudo sem causar uma má impressão e prejudicar seu relacionamento com a empresa, fazendo com que o cliente queira voltar a comprar com você e, principalmente, fale bem do seu negócio.
Muitas vezes isso pode parecer impossível, no entanto, há técnicas e argumentos que você pode utilizar para fazer com que a cobrança seja mais eficiente, amigável e não abusiva.
Técnicas para cobrar e negociar com um cliente
1. Cobre!
2. Faça os primeiros contatos de forma impessoal
3. Ouça o cliente
4. Utilize lembretes
5. Organize-se
6. Ofereça soluções
7. Evite métodos de cobranças ultrapassados
8. Entenda como abordar o cliente nos diferentes meios de comunicação